Engenharia – empregados na codificação e emissão de dados em equipamentos eletrônicos – aparelhos de TV, computadores e telefones celulares

Bacharelado

Esse tecnólogo lida com dispositivos empregados na codificação e emissão de dados em equipamentos eletrônicos – aparelhos de TV, computadores e telefones celulares -, como chips, resistores, capacitores, indutores, semicondutores, diodos e circuitos integrados. Pesquisa e desenvolve vários materiais, como cerâmicas, metais, ligas, óxidos e isolantes, bem como aplica tecnologias sofisticadas na montagem de componentes.

O mercado de trabalho

A ampliação do mercado de sistemas móveis de comunicação, como palm tops, celulares e notebooks, aquece o setor. A diversidade da atuação desse tecnólogo abre oportunidades em frentes de trabalho distintas. “As áreas que mais criam vagas são as de controle de qualidade, circuitos impressos, eletrônica e empresas que atuam na área de vácuo (bombas, sensores e medidores de pressão)”, diz o professor Luís da Silva Zambom, chefe do departamento de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos da Fatec-SP. A capital paulista e cidades do interior do estado, como Campinas, Jundiaí e São José dos Campos, absorvem a maior parte dos formados, já que concentram um número grande de empresas do setor eletrônico.

Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: prof. Luiz da Silva Zambom, da Fatec-SP).

O curso

Física, informática, estatística, cálculo diferencial e integrado, química e desenho técnico fazem parte do currículo básico. Depois começam as disciplinas específicas, como fabricação de componentes eletrônicos, circuitos impressos, integrados e híbridos, microeletrônica e tecnologias de encapsulamento de circuitos. Metade da carga horária é dedicada à prática. Para se formar, o aluno apresenta um trabalho desenvolvido em empresa indicada pela escola ou em instituto de pesquisa. O estágio antes do fim do curso, apesar de não ser obrigatório, é recomendável.

Duração média: três anos.

Fonte: Guiadoestudante

Duvidas ?