Arquitetura

Arquitetura e Urbanismo


Bacharelado

É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra, que vão desde a escolha dos revestimentos até a decoração de interiores. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL?

As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios (comerciais e residenciais etc.), mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos relativos a planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras relacionadas à infraestrutura (estradas, pontes, portos etc.).

O mercado de trabalho

Os próximos grandes eventos que o Brasil receberá – a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 – ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário nacional, e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidadessede do campeonato mundial, e no Rio de Janeiro, onde se realizará a Olimpíada. Os profissionais são contratados por grandes escritórios de arquitetura para atuar no projeto e construção de edifícios e reformas de prédios comerciais e residenciais. “Também as obras realizadas pelo Estado estão crescendo. Há muitas escolas sendo construídas, prédios de serviços públicos, obras da Petrobras, Prodesp, em que o profissional pode apresentar seu projeto e concorrer”, afirma o professor Francisco Segnini Junior, coordenador do curso da USP. Além disso, as obras de infraestrutura, como rodovias, pontes e portos, geram oportunidades para o especialista em projetos, urbanismo e paisagismo nas grandes construtoras e incorporadoras, como Odebrecht e Camargo Corrêa. Para o profissional autônomo, as melhores chances estão em projetos para residências. Esse mercado vem crescendo muito, porque os proprietários entendem que o planejamento adequado na construção valoriza o imóvel. A maior parte das vagas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, porém o Nordeste vem acenando com boas perspectivas.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. A criatividade é fundamental na hora de o estudante fazer os esboços, mas é preciso estar pronto para mergulhar nos cálculos. Estágio e trabalho de conclusão de cursos são obrigatórios.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Arquit.; Arquit. Rural e Urbana; Urbanismo

O que você pode fazer ?

Arquitetura de interiores

Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Arquitetura industrial

Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

Arquitetura verde

Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

Comunicação visual

Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente

Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação

Edificação e construção

Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Luminotécnica

Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

Restauro de edifícios

Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo

Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *