Fuvest: Inscrições para vestibular 2017 terminam nesta quinta-feira (8)

Estudantes que queiram concorrer a uma vaga para a Universidade de São Paulo (USP) ou para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo têm até esta quinta-feira (8) para seinscrever no vestibular 2017 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

A taxa de R$ 160,00 poderá ser paga em bancos ou pela internet até amanhã (9). Cada candidato receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site da Fuvest a partir do dia 23 de setembro. Com esse registro, será possível encontrar os locais de prova da primeira e segunda fases, quando forem divulgados.

>> Inscrições da Fuvest: resposta para as 5 dúvidas mais comuns

São 120 vagas para a Santa Casa e 8.734 vagas para a USP, que oferece cursos em oito campi localizados nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. A USP ainda oferecerá outras 2.338 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Retificação

O candidato poderá alterar suas informações, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone e endereço eletrônico, até as 23h59 do dia 9 de setembro – desde que tenha finalizado sua inscrição até às 23h59min do dia 8. Não será possível a alteração do número do CPF.

>> Veja a concorrência de cada curso nos últimos cinco anos
>> Confira as notas de corte dos últimos vestibulares

Provas

A primeira fase será realizada no dia 27 de novembro (um domingo), a partir das 13h. Com duração de cinco horas, a prova conterá 90 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas cada) sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês. Haverá também algumas questões interdisciplinares.

Já a segunda fase terá três dias de provas de caráter analítico-expositivo entre 8 e 10 de janeiro. O primeiro dia terá dez questões de Português e uma Redação; o segundo dia terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês), e algumas delas poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina. O último dia terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

CALENDÁRIO FUVEST 2017
Início das inscrições 19 de agosto
Último dia das inscrições 8 de setembro
Prova da primeira fase 27 de novembro
Provas da segunda fase 8 a 10 de janeiro de 2017
Primeira chamada 2 de fevereiro de 2017

Habilidades específicas

Algumas carreiras da USP, além das duas fases, terão provas de Habilidades Específicas. É o caso de Artes Visuais, que terá prova no dia 9 de outubro de 2016; Música (São Paulo), com provas entre 9 e 14 de outubro e Música – Ribeirão Preto, com provas entre 10 e 14 de outubro de 2016. Já Artes Cênicas aplicará provas específicas entre 11 e 13 de janeiro de 2017 e o curso de Audiovisual aplicará a sua no dia 13 de janeiro de 2017.

A primeira chamada será feita no dia 2 de fevereiro de 2017. A partir dessa data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho pelo site da Fuvest, na seção “Usuários”.