Fuvest: 6 cursos mais “fáceis” de passar

Você sabe: vestibular da Fuvest é sinônimo de processo seletivo exigente e disputado. Em alguns cursos, a concorrência ultrapassa 50 candidatos por vaga, caso de Medicina e Psicologia.

Mas é bom lembrar que, por outro lado, há cursos bem menos concorridos e cuja nota de corte (a quantidade de pontos que você precisa fazer na primeira fase para poder seguir para a segunda) é mais baixa. Na primeira fase, independente do curso escolhido, você deve acertar pelo menos 27 questões (das 90 de múltipla escolha que compõem a prova) para não ser automaticamente eliminado do vestibular.

Veja aqui 6 cursos cuja concorrência foi menor do que 4 candidatos por vaga e a nota de corte ficou entre 27 e 31 pontos no vestibular 2016.

Ciências da Informação e Documentação (Ribeirão Preto)

É a organização e a manutenção dos sistemas de informação tradicionais (bibliotecas, centros de documentação, arquivos etc.) e em ambientes digitais.

Candidato/vaga: 1,28

Ciências da Natureza (USP Leste)

É um curso de licenciatura (formação de professores) para dar aulas no Ensino Fundamental ou trabalhar em programas de educação ambiental e de estudo do meio ambiente em museus, centros de ciência e organizações não governamentais, entre outros. Enfoca astronomia, geociências, biologia, física e química.

Candidato/vaga: 3,36

Ciências dos Alimentos (Piracicaba)

É o estudo do alimento em toda a sua cadeia produtiva, desde a pós-colheita até a mesa do consumidor. Fundamenta-se nas ciências biológicas, química e física.

Candidato/vaga: 3,08

Ciências Exatas (São Carlos)

Licenciatura para a formação de professores de matemática e de ciências para o Ensino Fundamental e de física, química e matemática para o Ensino Médio.

Candidato/vaga: 2,49

Lazer e Turismo (USP Leste)

É o planejamento, a organização e a promoção de ações que envolvem projetos turísticos, de lazer e eventos.

Candidato/vaga: 3,51

Saúde Pública (São Paulo)

O foco do curso é a dimensão coletiva da saúde. Os profissionais atuam no planejamento e na gestão de sistemas e serviços de saúde, na formulação de ações e programas de prevenção e controle de doenças e na promoção da qualidade de vida.

Candidato/vaga: 1,94

Observação: esses dados são do vestibular passado (2016) e servem apenas como referência. Os dados do vestibular 2017 serão divulgados após o final das inscrições e a realização da primeira fase.