Fuvest: confira as notas de corte dos últimos vestibulares

A nota de corte é a quantidade mínima de pontos que você precisa fazer na primeira fase para poder prosseguir para a segunda (e última) fase.

Vale lembrar que a prova da primeira fase é composta por 90 testes de múltipla escolha – e 27 pontos é o mínimo exigido para não ser desclassificado. Mas, cada carreira tem a sua pontuação mínima. Na tabela a seguir, você confere a nota de corte dos últimos cinco vestibulares da Fuvest (entre 2012 e 2016).

Como a nota de corte é calculada

No cálculo da nota de corte (feito por meio de uma fórmula matemática) são considerados onúmero de vagas na carreira e o desempenho médio do conjunto de candidatos. Em geral, são convocados para a segunda fase um número de candidatos que corresponde de uma a três vezes o número de vagas.
Veja o exemplo do curso de Medicina, em Ribeirão Preto, no vestibular 2016:

– O número de vagas era 90.
– Foram convocados 3,19 candidatos por vaga, ou seja, os 287 candidatos que tiveram melhor desempenho.
– Entre esses estudantes, a nota do último colocado (o 287º colocado, no caso) é que estabeleceu a nota de corte (que foi de 72 pontos).

Como usar a nota de corte para se preparar

Sabendo qual foi a nota de corte das últimas edições do vestibular, você tem uma noção de quantas questões precisará acertar na primeira fase. Aí você pode treinar com as provas dos vestibulares anteriores para avaliar o seu desempenho e planejar o quanto mais precisará estudar.

Veja a nota de corte das edições da Fuvest de 2012 a 2016:

ED-GEFUVEST-04-33-[10936999_2].pdf