MEC divulga espelhos da redação do Enem 2015

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (13), os espelhos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O tema foi A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

> Acesse as redações do Enem 2015

O espelho fica disponível exclusivamente para vista pedagógica, sem possibilidade de recorrer da nota. Os estudantes podem saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar seu desempenho em relação aos demais candidatos.

Dos 5.631.606 textos entregues, 104 obtiveram nota mil. Outros 53.032 tiveram nota zero. Entre os motivos de anulação do texto, há fuga do tema, desrespeito aos direitos humanos e escrever em tipologia diferente.

Como é feita a correção

A redação do ENEM é corrigida por dois professores, que avaliam cinco competencias, valendo 200 pontos cada. Se a diferença total da nota de cada corretor ultrapassar mais de 100 pontos, ou se ultrapassar mais de 80 pontos em cada competência, a redação é corrigida por um terceiro corretor. Além disso, se uma redação receber a nota total dos dois corretores, obrigatoriamente passará por uma banca com mais professores.

 

Fonte: Guia do Estudante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *