XX Eneri – Brasília 2015 – Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais

Sobre o ENERI

Apresentando-se como um palco para as discussões de cunho acadêmico no campo das Relações Internacionais, o Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) é um importante e reconhecido evento entre estudantes e profissionais desta área no país e no mundo. Ele abrange as faculdades de todas as regiões do Brasil e aberto para a participação de estudantes de outros países.

Como possui um caráter rotativo a respeito de suas sedes, o evento já foi organizado por diferentes instituições. O ENERI se iniciou em 1996, em Brasília, com a participação de 300 estudantes aproximadamente. A terceira edição, realizada em Florianópolis, culminou na criação da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI) que busca auxiliar na co-organização dos ENERIs.

De acordo com seu caráter acadêmico, muitas autoridades e grandes nomes na área de relações internacionais já passaram pelos ENERIs anteriores, como por exemplo, Stephen Krasner, Robert Keohane, Joseph Nye, Ministro Nelson Jobim, Embaixador Rubens Ricupero, Ministro Celso Amorim, Ricardo Seitenfus, Gilberto Sarfati, dentre outros importantes nomes na área. A fim de promover um melhor aproveitamento da grande gama de oportunidades promovidas pelo curso de relações internacionais, o ENERI busca trazer um ambiente de intercâmbio de informações entre os estudantes de todo país, incentivado através de palestras, minicursos, mesas redondas e workshops.

Com esta dinâmica, o ENERI vem sendo consolidado como um evento de referência na área devido à sua tradicionalidade, afinal o evento chega a seus vinte anos de trabalhos. Isso fez com que sua importância fosse consolidada, formando o maior encontro da América Latina na área de relações internacionais de acordo com o número de participantes.

Festas

Para integrar ainda mais os participantes, o ENERI XX contará com três festas elaboradas sob medida para os estudantes de Relações Internacionais. O estudante poderá vivenciar de maneira inusitada os temas estudados em sala de aula. Como o evento completa sua vigésima edição, as festas tratarão de temas que buscam trabalhar com a temática do evento e com a pluralidade e diversidade, características do mesmo.

Como primeira festa, para abrir o ENERI com tudo, ocorrendo no dia 23 de Abril, quinta-feira, a “Soy Loco Por Ti América”, irá trazer o melhor que a cultura latina tem a oferecer. Vai ser impossível não se embalar nos ritmos da salsa e do merengue e não puxar algum/a amigo/a para dançar. Vamos nos divertir aprendendo as mais diversas coreografias que fazem partes destes ritmos.

A segunda festa, e a mais esperada para o XX ENERI 2015, ocorrendo no dia 23 de abril, sexta-feira, busca trabalhar com a temática do evento, Os Desafios da Multipolaridade, tendo como nome “O Mundo Bipolar – EUA X URSS”. Como seria se você chegasse à festa e tivesse um muro dividindo o espaço e caberia a você escolher um lado? Pois essa é a proposta desta festa. O mundo se inicia bipolar, sendo dividido entre os lados dos americano, com artigos e decoração especiais, como beer pong e bandeiras dos Estados Unidos, e o soviético, com vodca e artigos característicos da antiga nação soviética. Em um determinado ponto, assim como foi o fim do mundo bipolar, a festa se torna multipolar, caindo a divisão do espaço, se tornando uma só e todos poderão interagir e usufruir do que cada lado tem a oferecer. Uma sugestão para os congressistas, embora não seja obrigatório, é irem vestidos com pelo menos um artigo típico do lado que iniciarem a festa, para dar uma caracterização personalizada para a festa.

Já a terceira e última festa, para fechar o XX ENERI com “chave de ouro”, já trazendo como temática a nostalgia do fim, possui como tema “Do Outro Lado”, ocorrendo no dia 25 de abril, sábado. Esta festa dará a oportunidade ao congressista de se vestir como um personagem que já morreu ou como uma figura importante que já não se encontra mais entre nós. Outra possibilidade de fantasia são os produtos descontinuados, que faziam parte de nossa rotina, mas por algum infortúnio do mercado também não se encontram mais entre nós. A festa cumpre com a tradição do ENERI de ser uma festa a fantasia, sendo que o uso de fantasia é obrigatório para o ingresso na festa.