ENERI 2012 – XVII

A décima sétima edição do Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) acontecerá na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Local de paisagem privilegiada e de grande atrativo turístico, é internacionalmente conhecida por suas praias e baladas. É a segunda vez que Florianópolis – área de grande concentração e influência da comunidade acadêmica, política e econômica – é sede do ENERI. A cidade também é conhecida por seu grande potencial turístico e por ser considerada a capital do MERCOSUL neste segmento.

O ENERI acontecerá entre os dias 23 a 26 de Maio de 2012. Os estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina têm o prazer de organizar um evento de tamanha excelência, que prima por um ambiente de alto nível e que trará maior notoriedade no cenário nacional para o curso e também para a universidade.

Tendo como tema a Agenda Internacional Brasileira, procuramos direcionar o foco do XVII ENERI para os acontecimentos relevantes do nosso país em âmbito nacional e internacional, prestigiando, por conseguinte, a comunidade acadêmica e profissional brasileira com referências em suas áreas. O tema abrange uma grande interdisciplinaridade, a qual promove a interação entre as diversas esferas das Relações Internacionais. Todo esse conteúdo acadêmico será exposto através de palestras, debates, minicursos, workshops, painéis de discussão, atividades culturais, boletins e informativos.

Um dos pilares do XVII ENERI é privilegiar a cidade de Florianópolis e o estado de Santa Catarina ao realizar o maior evento de estudantes de Relações Internacionais da América do Sul, proporcionado aos palestrantes e participantes um ambiente culturalmente rico. O XVII ENERI pretende oferecer à sociedade civil ações socioambientais, como estimular a criação de Empresas Juniores de Relações Internacionais brasileiras e fomentar um espaço livre e democrático de troca de conhecimento aberto à comunidade. Também é tido como objetivo do XVII ENERI a plena utilização dos espaços da UFSC, proporcionando uma maior interação entre os alunos de Relações Internacionais e os outros cursos de graduação da universidade, além de demonstrar a primazia da infraestrutura universitária.

O XVII ENERI apresenta outra novidade: o apreço por valores socioambientais. A realização de atividades que promovem a cidadania, a proteção e o respeito ao meio ambiente, por meio da utilização de materiais recicláveis durante o evento, diminuição do número de material impresso para divulgação do evento (priorizando os meios digitais), incentivo à doação de agasalhos – de modo a contribuir com a Campanha do Agasalho – , incentivo à doação de sangue e o plantio de árvores. Também será disponibilizado a tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) durante as palestras magnas do evento, de modo a incentivar a pluralidade do público.

O XVII ENERI visa, portanto, inovar o formato do evento, dinamizando palestras, realizando visitas fora do espaço físico do evento, incentivando a cultura do estado, promovendo valores socioambientais, abrindo espaço para a participação da sociedade civil e globalizando o ENERI. Pretende-se trabalhar com um material de divulgação em português, inglês e espanhol, de forma a incluir estudantes estrangeiros e lançar a marca ENERI no circuito internacional.

 

Atividades Acadêmicas XVII

O tema do ENERI UFSC é “A Agenda Internacional Brasileira”, a qual é definida periodicamente pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), órgão vinculado ao Governo Federal brasileiro. O objetivo do evento é promover uma discussão acerca dos assuntos os quais compõem a pauta internacional do Brasil, para que não só se amplie o entendimento dos participantes acerca do tema em si, como também se estabeleça uma observação dos tópicos estratégicos brasileiros dentro de cada área da agenda internacional.

A Diretoria Acadêmica integra a Comissão Organizadora do XVII ENERI UFSC, sendo composta por dois diretores e cinco membros plenos. A missão da equipe é realizar um evento de excelência, potencializando o teor acadêmico das palestras, discussões e demais atividades relacionadas, buscando garantir interação e conhecimento técnico- científico e crítico de qualidade aos participantes.

O principal objetivo da organização, o qual se fez presente desde os projetos iniciais do evento, é tornar o Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais mais acessível à comunidade universitária, ao mesmo tempo em que a qualidade acadêmica seja potencializada. O XVII ENERI UFSC pretende criar um espaço dinâmico de discussão, para que o evento se torne além de um ambiente de confraternização entre os estudantes das diversas regiões brasileiras, um marco de reflexão na área de Relações Internacionais.

Para alcançar com êxito esta proposta, a Comissão Organizadora realizou grandes trabalhos em 2011, e continuará trabalhando durante o início de 2012 no planejamento das atividades. Entre as inovações das atividades acadêmicas, destaca-se uma maior padronização dos assuntos, o que permite ao estudante se aprofundar nas áreas de maior interesse e afinidade. As atividades serão mais dinâmicas, proporcionando uma visualização mais prática do tema. Nas mesas de discussões haverá uma mescla de profissionais da área acadêmica com os que atuam diretamente nos âmbitos político-diplomático e empresarial.

Inúmeras parcerias já estão concretizadas, com diversas instituições das Relações Internacionais brasileiras. Entre elas, o MRE, a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e o Governo do estado de Santa Catarina, os quais auxiliarão diretamente na promoção das atividades. Entre os palestrantes confirmados, temos diversos nomes tanto nacionais quanto internacionais, atuantes nas áreas propostas pela Organização. Informações específicas serão divulgadas assim que abertas as inscrições.

A Programação de Festas do ENERI UFSC

Durante os quatro dias do XVII ENERI UFSC, para relaxar e confraternizar de uma maneira divertida, poderemos desfrutar das melhores casas noturnas de Florianópolis, em três incríveis festas temáticas, todas open bar. Elas acontecerão no Stage Music Park, uma arena de shows onde grandes nomes já subiram ao palco; a tradicional Pacha Floripa e o melhor parador de praia do Brasil, o Parador 12, todos localizados na belíssima praia de Jurerê Internacional. As festas acontecerão nos dias 23, 24 e 26 de maio.

A aquisição do pacote de festas estará disponível juntamente com a inscrição acadêmica do evento, sendo que a compra do pacote de festas é opcional. Não será vendido apenas o pacote de festas.

Haverá transporte para as festas, realizados pela Voe Eventosque fará o trajeto Hotel-Evento-Festas

Confira abaixo o teaser oficial de divulgação das festas do ENERI UFSC.

Não será feita a venda do pacote de festas para menores de 18 anos, conforme legislação nacional.
Fonte: ENERI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *