103 anos de Oscar Niemeyer comemorados em grande estilo .

oscar
Oscar Niemeyer, o aniversariante do dia

fundacaoniemeyer
Fundação Oscar Niemeyer

centroniemeyer
Centro Cultural Oscar Niemeyer

Ontem (15), Oscar Niemeyer, considerado um dos melhores arquitetos do mundo, completa 103 anos.

Autor de vários projetos, como os edifícios da cidade de Brasília, o Memorial da América Latina, em São Paulo, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte e a sede da Organização das Nações Unidas, no dia de seu aniversário foi presenteado com a inauguração da Fundação Oscar Niemeyer, em Niterói (RJ) e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Avilés, na Espanha.Fundação Oscar Niemeyer

A Fundação Oscar Niemeyer faz parte do Caminho Niemeyer e tem a sede construída em concreto aparente e tem aproximadamente quatro mil m², sendo formada por dois edifícios sobre um espelho d’água. Em um deles haverá uma exposição permanente sobre a obra do arquiteto e no outro ficará a sede administrativa da fundação, além do Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.

Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Avilés, na Espanha, é o primeiro projeto do arquiteto em terras espanholas e foi doado por Niemeyer à Fundação Príncipe de Astúrias como uma forma de agradecimento ao prêmio recebido da instituição em 1989. O centro conta com um auditório com capacidade para 900 espectadores, um espaço de exposição de cerca de 4 mil m², um mirante e um edifício polivalente que abrigará cinema, salas de ensaio, de reuniões e de conferências, entre outros espaços da administração. No exterior, há uma praça central para espetáculos e atividades ao ar livre. A área total construída tem 14,3 mil m².

Fonte : http://www.portaldoarquiteto.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *